MERCEARIA COUTINHO
Rua 4 de Infantaria, Nº 52 - Lisboa
(mapa)
Os velhos armários amarelos já cá estão desde 1887 (ou MDCCCLXXXVII, como diriam os romanos) data em que a mercearia abriu as portas à freguesia. Neles podemos encontrar quase tudo, do sabão Clarim, ao papel higiénico Smart (a embalagem jura que é coisa tradicional), a Farinha 33, os vinhos das adegas cooperativas, o óleo Vêgê, o detergente Presto, o Sumol, o garrafão D.Policarpo, a batata frita Titi, a frutinha, os vegetais e as guloseimas. Mas melhor que isto tudo só o dono, o Sr.Coutinho.
O Sr. Coutinho chama-se Zé e vai para o céu (toda a gente lhe pede para dizer isso, não sei porquê mas tem graça a valer). Quando era um catraio de 12 anos veio de Fafe, de comboio, para ficar a ajudar os tios na mercearia durante uma semana – ficou 56 anos!
Para além de simpático, o Sr.Zé (que só quer é paródia) é um famosão. Lá na rua toda a gente o conhece da TV, da RTP, da SIC da TVI, dessas iniciais a que nos habituámos a chamar canais. E se puxarmos um bocadinho por ele, começa logo a contar a sua história: da viagem de comboio que parou em todas as estações, à desilusão da tia quando viu chegar um rapaz tão franzino para vir ser “braço direito” do tio (nem o esquerdo, quanto mais), de quando ia de eléctrico ver o Benfica (sócio vitalício, pois claro), da tia Maria Odete Coutinho, a primeira cançonetista a interpretar a Canção do Mar (toma lá Dulce Pontes) e por ai fora.
De vez em quando lá entra um freguês na loja e diz: “Então, Sr. Zé, está bom?” ao que ele responde “Estou em estado de choque! Já agora não quer ganhar o totoloto? São só 90 cêntimos…"
E eu, como em números não me fio, decido pôr mas é 50 cêntimos na máquina das bolinhas que rifam chocolates. Vamos ver se tenho sorte… Sai-me o Vermelho. Espero que seja o Milka gigante….
- Ó que inferno, é o mais pequenino…
- Deixe lá menina, ao menos é do Benfica.
- Ó Sr. Zé, onde é que isto irá parar?
- A menina não sei mas eu cá vou pró céu!
Bem, deixa-me cá tentar outro chocolatinho...
Comentários
Mercearia Coutinho
Fui lá ontem e o senhor já tinha pouca coisa que ver. Nada semelhante às tuas fotos. :-(
Adicionar novo comentário